Autor: Tomi Brandão
Editora: Global Editora
Ano: 1996
Páginas: 83
Dia: 25\04\2016
Hora: de 14 às 15 horas, li o livro todo.
Nome: Gustavo de Abreu Leal
Tutu o menino índio
Era uma vez uma vila de índios chamada Tutu, um dia nasceu um menino que não havia seu ¨nome de chamar¨ eles o chamavam de Tutu que era o nome da sua tribo.
Tutu ficava perguntando ao seu pai porque ele não havia ¨nome de chamar¨ como eles diziam, o pai dele sempre fazia cara de mal e não respondia.
Certa noite todos da tribo sairam para fora e o Tutu ficou no meio de todos, enquanto eles batiam, dançavam e cantavam, a letra da música era em Tutu que dizia que alguém ia partir, Tutu ficou se perguntando quem ia partir.
Do nada, apareceu o grande Tutu, que era como um chefe para a tribo, que diz para o pequeno Tutu partir em busca do seu ¨nome de chamar¨, no começo ele não quis ir, aí apareceu uma onça pintada do mato e diz que ia levá-lo para a floresta pra ensiná-lo, no começo o menino não quis ir, e ficou debatendo sobre isso, mas sua mãe logo o convenceu e deu alguns genipapos para ele não ficar com fome durante a viagem.
E assim Tutu foi pela floresta com a onça e lá ela foi ensinando a ele várias coisas, eles encontraram vários bichos, até que uma hora eles encontraram um macaco gordo que ia seguir viajem junto com eles para ajudar á ensinar o menino, ensinar sobre pegadas, sobre como se comportar na selva, como reagir aos animais, etc. Uma hora, a onça foi caçar, e acabou indo embora e os deixou, aí o menino ficou junto com o macaco, os dois estavam co fome, daí o macaco foi ensinando o Tutu a caçar, os dois comeram e acabaram adormecendo.
Quando o menino acordou, o macaco tinha ido embora, o menino ficou assustado sozinho, e começou a ouvir alguém cantando no rio, e foi ver quem era. Chegando lá ele encontrou Iara, que era guardiã das águas, Iara dia ao Tutu que iria ajudar a achar o ¨nome de chamar¨, então saiu uma canoa das águas e Iara disse para o Tutu entrar para levá-lo à seu ¨nome de chamar¨.
Indo pelo rio, Tutu viu muita fumaça e uma música que um senhor estava cantando pela margem do rio, então Tutu foi até lá, o senhor índio que era o ¨grande Tutu¨ de sua vila destruída, disse que tudo isso que ele fez, é porque ele estava sendo preparado para ser o ¨grande Tutu¨de sua tribo, o menino pediu para ele ensianar a música que ele estava cantando para ele cantar junto com sua tribo, para comemorar que ele tinha recebido finalmente sua identidade, que era muito importante, pois ele recebeu o título de ¨o grande Tutu¨, então ele voltou para a tribo cantando a música sagrada que ele havia aprendido, e a tribo já estava o esperando, todos cantando a música sagrada. Fim.
Opinião das páginas lidas: eu gostei do livro, pois ele conta a aventura que o menino vive para aprender a ser o grande Tutu, e o livro ensina à prestar mais atenção numas coisas, pois as coisas mais simples podem nos ensinar bastante coisa.